sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Pablo Picasso e Georges Braque.

Foi Guillaume Apollinaire (crítico de arte, jornalista e conservador de museu), quem apresentou o jovem Georges Braque ao revolucionário Pablo Picasso. Era final do ano de 1907, Picasso acabara de pintar Les Demoiselles d'Avignon (o grande start cubista), e havia começado a trabalhar em outro quadro, Trois Femmes. Segundo relatos, a reação de Braque diante da obra de Picasso foi fortíssima, o pintor rejeitou tudo o que viu e não queria nem mesmo falar sobre o assunto.


A rejeição durou pouco, logo Picasso passou a influenciar a obra de Braque e uma forte amizade começou a surgir. Juntos, eles definiram o cubismo na sua fase inicial, entre 1907 e 1909.


A intensa troca de idéias e a convivência quase que diária aproximaram as obras dos dois artistas, muitas vezes assuntos idênticos eram tratados em seus quadros.


Foi de Pablo Picasso a decisão de não mais apresentar sua obra em exposições e sim exibí-la somente em galerias de arte, Georges Braque aderiu a idéia. Os dois passaram então a serem conhecidos como "cubistas de galeria de arte". Mais tarde Braque reconsiderou sua decisão.


Com o ínicio da Primeira Guerra Mundial muita coisa mudou. O cubismo enquanto estilo independente de arte chega ao fim, assim como a grande amizade entre Picasso e Braque. Fundamental, contudo, ressaltar a importância do cubismo para a revolução da arte contemporânea, sendo considerado um dos mais importantes movimentos artísticos do séc. 20. Pablo Picasso e Georges Braque têm muito a ver com isso.



Les Demoiselles d' Avignon. Pablo Picasso.


Grand Nu. Georges Braque.


Menina com Bandolim. Pablo Picasso.


Mulher com Bandolim. Georges Braque.


Cachimbo, Copo, Garrafa de Vieux Marc. Pablo Picasso.


Garrafa, Jornal, Cachimbo e Copo. Georges Braque.

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