Foi Guillaume Apollinaire (crítico de arte, jornalista e conservador de museu), quem apresentou o jovem Georges Braque ao revolucionário Pablo Picasso. Era final do ano de 1907, Picasso acabara de pintar
Les Demoiselles d'Avignon (o grande start cubista),
e havia começado a trabalhar em outro quadro,
Trois Femmes. Segundo relatos, a reação de Braque diante da obra de Picasso foi fortíssima, o pintor rejeitou tudo o que viu e não queria nem mesmo falar sobre o assunto.
A rejeição durou pouco, logo Picasso passou a influenciar a obra de Braque e uma forte amizade começou a surgir. Juntos, eles definiram o cubismo na sua fase inicial, entre 1907 e 1909.
A intensa troca de idéias e a convivência quase que diária aproximaram as obras dos dois artistas, muitas vezes assuntos idênticos eram tratados em seus quadros.
Foi de Pablo Picasso a decisão de não mais apresentar sua obra em exposições e sim exibí-la somente em galerias de arte, Georges Braque aderiu a idéia. Os dois passaram então a serem conhecidos como "cubistas de galeria de arte". Mais tarde Braque reconsiderou sua decisão.
Com o ínicio da Primeira Guerra Mundial muita coisa mudou. O cubismo enquanto estilo independente de arte chega ao fim, assim como a grande amizade entre Picasso e Braque. Fundamental, contudo, ressaltar a importância do cubismo para a revolução da arte contemporânea, sendo considerado um dos mais importantes movimentos artísticos do séc. 20. Pablo Picasso e Georges Braque têm muito a ver com isso.
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Les Demoiselles d' Avignon. Pablo Picasso. |
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Grand Nu. Georges Braque. |
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Menina com Bandolim. Pablo Picasso. |
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Mulher com Bandolim. Georges Braque. |
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Cachimbo, Copo, Garrafa de Vieux Marc. Pablo Picasso. |
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Garrafa, Jornal, Cachimbo e Copo. Georges Braque. |
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