Os Strokes começaram a tocar juntos em 1998. A banda formada pelo vocalista e compositor Julian Casablancas, pelos guitarristas Nick Valensi e Albert Hammond, pelo baixista Nikolai Fraiture e pelo baterista Fabrizio Moretti, logo fez sucesso com seu som indie rock e seu estilo alternativo.
Amigos de colégio, Casablancas, Moretti e Valensi estudavam na Dwight School em Manhattan quando passaram a tocar juntos, pouco tempo depois eles conheceram Fraiture, já Hammond foi convidado a participar da banda por Casablancas, os dois haviam se conhecido algum tempo antes, quando estudaram em um colégio interno na Suiça.
O primeiro disco oficial e de estúdio, Is This It, surgiu em 2001, uma versão foi lançada na Inglaterra e outra nos Estados Unidos. A versão inglesa traz na capa uma foto sexy e provocadora de Helmut Newton, já a americana possui uma capa mais discreta. Devido aos ataques terroristas de 11 de setembro a música New York City Cops foi retirada do disco americano.
Room on Fire o segundo disco da banda foi lançado na primavera de 2003, apesar de elogiado o disco não foi tão bem sucedido quanto o primeiro. Em janeiro de 2006 foi lançado o terceiro disco, First Impressions of Earth, um grande sucesso comercial e de crítica.
Após uma longa pausa, onde os integrantes se dedicaram a outros projetos, o Strokes voltou a se reunir e em março de 2011, Angles, o quarto cd, foi oficialmente lançado. Desde então a banda vem se apresentado, a turnê já passou pelo México, Japão, Reino Unido, Espanha, Portugal, Estados Unidos, Suiça, e por aí vai.
Os caras tocam amanhã em São Paulo. Desde que anunciado o show vem sendo mega esperado por aqui, os ingressos esgotaram em um piscar de olhos e gente do país todo vai estar lá para conferir o retorno da banda, não poderia estar mais feliz em saber que eu também estarei.